Realidade virtual é, como o nome já indica, um ambiente virtual no qual o usuário pode se inserir como se estivesse mesmo ali, mas tudo não passa de um sistema computacional. A tecnologia induz efeitos visuais e sonoros, permitindo total imersão no ambiente simulado virtualmente. Essa tecnologia é muito usada em jogos e treinamentos para soldados no exército estadunidense. Além disso, psicólogos também utilizam óculos de realidade virtual para tratar fobias em pacientes, que vem mostrando resultados positivos.
Tendo tudo isso em vista, nós da Hábil Treinamentos tivemos a iniciativa de aplicar a realidade virtual em treinamentos de segurança do trabalho, protegendo a integridade física dos indivíduos enquanto eles realizam as ações no ambiente simulado, onde estão imersos em situações que representam aquilo que vivenciarão em seu dia a dia. Se até hoje é comum que se use apenas apresentações com slides ou palestras longas como estratégias de treinamento, é possível que isso fique no passado em breve. Afinal, treinamentos imersivos que utilizam a realidade virtual estimulam o aprendizado dos funcionários de maneira dinâmica, aumentando o nível de envolvimento e concentração dos alunos a partir do uso de atividades práticas.
A realidade aumentada é um complemento para os treinamentos, atualmente disponível para os treinamentos de NR 35 – Trabalho em Altura, NR 33 – Espaço Confinado e Percepção de Riscos.
Aqui estão alguns dos diversos benefícios da Realidade Virtual em treinamentos de segurança do trabalho:
Incentivar a tomada de decisão dos colaboradores da empresa pode prevenir acidentes de trabalho, sinta-se seguro para adotar essa prática em sua empresa, elevar os índices de segurança e diminuir acidentes causados por desvios de comportamento com a realidade virtual.
© 2024 - Hábil